5. a. A presença de material genético (DNA ou RNA) nos vírus assinala sua capacidade de transmissão de características genéticas a seus descendentes; a capacidade de evolução dos vírus, que sofrem modificações com o passar dos milhares de anos; e a realização de atividades complexas, como a transmissão de doenças.
b. "Más notícias", pois os vírus são parasitas celulares e agentes patogênicos; e "embrulhadas com [...] proteína" pois são compostos por, somente, além do material genético, uma cápsula proteica.
6. Apesar de sua simplicidade, os vírus não foram, sem dúvida, as primeiras entidades a existir no planeta Terra, visto que necessitam, para sua reprodução e multiplicação, isto é, para sua subsistência enquanto grupo, de (outros) organismos vivos - no caso, células, especificamente. Fia-se, portanto, que eles tenham dimanado, em, possivelmente, vários momentos da evolução, de organismos celulares.
7. a. O agente infeccioso era um vírus pois apresentava como material genético um segmento de RNA.
b. Os vírus não apresentam estrutura celular nem metabolismo próprio, dependendo, dessa maneira, das células que parasitam.
c. ATGGGCAATTTC
8. a. Ao Aedes aegypti.
b. À dengue, cujos agentes etiológicos são os vírus DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4; à zika, cujo agente etiológico é o vírus ZIKV; à chikungunya, cujo agente etiológico é o vírus CHIKV; e à febre amarela, cujo agente etiológico é o vírus da febre amarela.
c. Combater o mosquito (evitar o acúmulo de água, colocar tela nas janelas, colocar areia nos vasos de plantas, limpar as calhas, colocar desinfetante nos ralos, tomar cuidado com piscinas, utilizar inseticidas e larvicidas, usar repelente, tampar bem as latas de lixo etc.) e tomar a vacina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário