terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Exercícios 1-4 da p. 23 do livro (Taxonomia)

1. a) Ordem, família, gênero e espécie, respectivamente
b) Sim. Todos pertencem à classe Mammalia, que inclui todos os mamíferos.

2. a) Ordem, classe, filo e reino.
b) 3 espécies, 2 gêneros, 2 famílias e 1 classe.

3. a) Para diferenciar os milhões de organismos uns dos outros, representar um determinado organismo da mesma maneira seja qual for o idioma em que se escreve e formular um único nome válido para cada organismo.
b) Lachesis muta: o primeiro nome representa o gênero; e o segundo, a espécie em si.
c) Espécie é definida por: semelhança morfológica, bioquímica e cariotípica; viver na mesma área geográfica ao mesmo tempo e formar população; cruzar entre si e gerar prole fértil; e isolamento (geográfico, temporal e reprodutivo) de outros grupos com essas mesmas características.
d) Classe, filo e reino.

4. a) Tal processo se iniciou com a separação de uma única espécie em duas populações por uma barreira física: nesse caso, o próprio oceano (isolamento geográfico). Essa barreira física impede o encontro de indivíduos das populações e, consequentemente, o fluxo de genes entre elas. Nessas duas populações, posto que elas estariam submetidas de diferentes maneiras à seleção natural, podem ocorrer mutações, e estas se integram ao patrimônio genético do grupo. Progressivamente, as diferenças entre os indivíduos dessas populações vão se acentuando até que se instala o isolamento reprodutivo, com a formação de duas espécies separadas.
b) Deve-se verificar a definição de espécie, supracitada, especialmente quanto ao isolamento geográfico, temporal e reprodutivo de outros grupos com essas mesmas características. Além disso, esse grupos devem ser diferenciados por características com variação descontínua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário